Perfil
Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto História Currículo Agenda Congressos Fotos



História

Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto é filho de Odette Torrano de Souza Pinto e de Geraldino de Souza Pinto. Nasceu em Cajurú, interior de São Paulo, freqüentou o curso primário em Santo Antônio da Alegria e mudou-se para Santos onde freqüentou o curso secundário e o científico, no Colégio Canadá.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1961 e especializou-se em Cirurgia Plástica na Escola de Pós-graduação Prof. Dr. Ivo Pitanguy (curso com duração de três anos). Em 1962 teve a oportunidade de atender as vítimas do incêndio no Gran Circo em Niterói, juntamente com o prof. Ivo Pitanguy.

Após formado, permaneceu como assistente do Professor Pitanguy até 1968.

Em 1969 retornou a Santos fazendo parte do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Santos e também atendendo pacientes particulares na clínica que funcionava na Av. Ana Costa, 118. Em 1975 construiu a atual clínica, na Av. Ana Costa, 120, ampliada 10 anos depois.

Em 1980 montou, com recursos próprios a primeira UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) de Santos, no Hospital dos Estivadores, que oferecia atendimento aos carentes.

Em 1994 foi construído o Santos Day Hospital no endereço onde iniciou a vida profissional em Santos, ou seja, à Av. Ana Costa, 118, anexo, portanto, a sua clínica particular. Dr. Ewaldo freqüenta os melhores Cursos e Congressos da Especialidade desde o início de sua carreira, no princípio como participante, de maneira a aprender sempre mais, e com o passar do tempo, o aumento de seus conhecimentos e de sua prática, passou a ser convidado de inúmeros congressos e encontros nacionais (aproximadamente 240) e internacionais (aproximadamente 150), onde, além de transmitir seus conhecimentos também se mantém atualizado em seu campo de atuação. Já organizou muitos encontros da especialidade, como: R.A.P.S. (Recent Advances in Plastic Surgery) 1989 e 1990, M.I.S.S. Brasil 95 (Minimal Incision Surgical Symposium), Rostros Felices - Março de 1997, I e II International Advanced Course on Superficial Liposuction, respectivamente em Abril 1997 e Junho 1999, I Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica em Março de 2000, II Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica em Março de 2001 e IX Congresso de Cirurgia Plástica do Cone Sul Americano em maio 2001, entre outros, tendo oportunidade de mostrar novas técnicas de médicos estrangeiros renomados internacionalmente.

Em 1990, em parceria com a Universidade Santa Cecília, passou a oferecer um serviço direcionado principalmente à população de baixa renda, ao montar o Ambulatório de Cirurgia Plástica, localizado a Rua Cesário Mota, 23, onde os alunos de terceiro ano do Curso de Especialização em Cirurgia Plástica atendem gratuitamente à população.